O caminho da reparação é um chamado à reflexão. Um convite à compreensão de que, mesmo diante de todas as dificuldades e divergências, é possível caminhar junto e reestabelecer relações.

O caminho da reparação é complexo. As respostas que precisam ser dadas não são respostas fáceis. Dependem de um diálogo permanente que seja capaz de engajar e cuidar de todas as pessoas. Abranger e acolher todas as vozes. Considerar os conflitos como oportunidades de aprendizado.

É um caminho que busca enxergar a todos e a si mesmo. O indivíduo e a comunidade, a parte e o todo, o presente e o futuro. Observar todos os ângulos amplia as possibilidades de manter-se no movimento de permanente mudança.

E como tudo que se constrói em conjunto, esse é um caminho feito por pessoas. Gente que acredita no que se propõe e que se compromete a fazer o melhor. Passo a passo. Pessoas que se alimentam das pequenas celebrações e dos grandes desafios. Diariamente.

É longo o caminho da reparação. Envolve gente, água, rio, peixe, terra, mar, modos de vida, sonhos, costumes, tradições, memórias. Envolve dúvidas, dores, urgências e, também, vontade, propósito, coragem e força. Desse caminho emergem tensões e contradições, mas também ideias e soluções que incitam o novo. Respostas que aguardam para nascer.

Fique por dentro