Tradição e identidade

COMUNIDADES TRADICIONAIS E INDÍGENAS

As ações de proteção e recuperação da qualidade de vida dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais visam reparar e compensar os impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos nessas comunidades de maneira integrada e participativa de acordo com as memórias, tradições e realidades destas famílias, que são parte importante da história do rio Doce.

A relação com o território, aliada às diferenças culturais de cada grupo, conferem especificidades em seus modos de vida. Suas práticas de cuidado e proteção territorial, bem como a gestão ambiental, norteiam as ações da Fundação Renova, que respeita as particularidades de cada um dos cinco territórios atendidos e dos mais de 1.600 titulares.

São executadas ações emergenciais para diminuição da vulnerabilidade dos grupos atendidos, como o auxílio financeiro, fornecimento de insumos para criação de animais e o fornecimento de água bruta, mineral e potável de acordo com as necessidades específicas de cada território.

Este trabalho é desenvolvido por meio de parcerias com órgãos reguladores e acordos sociais com o protagonismo das comunidades.

  100 pontos de abastecimento de água bruta
  140 pontos de recebimento de água potável
  1.230 pessoas recebem água mineral

Fique por dentro