Conhecimento, Pessoas e Comunidades

Jovens de comunidades da Bacia do Rio Doce projetam ações de futuro para a região

Compartilhar:

Projeto “O Futuro do Rio Doce Somos Nós” é fruto de um convênio entre o Instituto Elos e a Fundação Renova e  trabalha com o engajamento de jovens lideranças do ES e de MG

Que futuro você deseja para a Bacia do Rio Doce? Cerca de cem jovens de diversas cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo estão respondendo a essa pergunta. Eles fazem parte do projeto “O Futuro do Rio Doce Somos Nós”, fruto de um convênio entre o Instituto Elos e a Fundação Renova que trabalha com o engajamento de jovens lideranças na construção de uma visão de futuro para a Bacia do Rio Doce e na execução de projetos protagonizados por eles mesmos.

Na primeira etapa do projeto, os jovens passaram por uma formação vivencial e conduziram intervenções em espaços públicos, com base nos sonhos de três comunidades, em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Já na segunda etapa, os jovens, com idades entre 16 e 25 anos, se reuniram, durante quatro dias, no Instituto Terra, em Aimorés, Minas Gerais, para participar do evento “Partiu Futuro”. Os jovens participaram de oficinas, trocaram experiências, fizeram apresentações artísticas e traçaram projetos para desenvolver em diferentes comunidades ao longo da bacia.

 

Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer pessoas e instituições consideradas referências em suas áreas de atuação. A ideia foi apresentar experiências que sirvam de inspiração para os projetos que eles estão desenvolvendo em suas comunidades ao longo da bacia. Ao final, os jovens se reuniram com os palestrantes para fazer perguntas e compartilhar suas histórias.

São histórias que inspiram, motivam e emocionam.

Veja os painéis de facilitação gráfica produzidos durante o encontro:

Para viabilizar as ideias, o Instituto Elos e a Fundação Renova vão oferecer mentoria, ao longo de um ano, e microfinanciamentos para os projetos selecionados.

 

Compartilhar:

Fique por dentro